Aviso

Devido ao grande impacto causado por alguns blogs militares, eu, militar iniciante, venho dar também minha contribuição para a blogosfera militar acreana. Contarei com a ajuda de todos, que me mandem notícias e informações que julguem relevantes, para que possamos estabelecer mais uma trincheira virtual que garanta nosso direito de saber a verdade.

Increva-se aqui para receber nossas postagens

Digite seu e-mail aqui:

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Governo anuncia Operação Papai Noel 2010

Imprimir E-mail
Escrito por Samuel Bryan   

Tradicional operação de fim de ano leva mais policiais para as ruas no agitado período de compras e festas
 
Foi na manhã dessa sexta-feira, 12, no auditório da Secretaria de Gestão Administrativa, que a Secretaria de Segurança Pública anunciou o início da popularmente conhecida Operação Papai Noel, em que novas e mais rígidas medidas de segurança são adotadas durante o período de fim de ano. Iniciada dia 8 de novembro - mais cedo que em 2009 - e com previsão de ir até os primeiros dias de janeiro, a operação irá envolver os novos 600 homens da Polícia Militar, além de um acréscimo de 130 a 150 homens em patrulhas diárias.

Esse ano a Operação Papai Noel será realizada em duas etapas. Na primeira, de 8 deste mês a 12 de dezembro, estarão em campo apenas os policiais em atividades operacionais. Na segunda, os policiais dos setores administrativos da corporação também farão parte da operação. Tudo isso numa cooperação entre as polícias e demais instituições do Governo do Estado, órgãos de justiça, Federação do Comércio e organizações sociais.

Esse ano, além do policiamento reforçado nas cinco regionais, envolvendo os cinco batalhões de operações, algumas atividades foram incrementadas. Entre elas está a Operação Álcool Zero, que fará com que cada batalhão realize uma blitz de quinta-feira a domingo, colocando em atuação os 48 bafômetros em funcionamento no Estado. O comandante da Polícia Militar, coronel Romário Célio, fortaleceu a ideia de que a operação envolve ações de prevenção e educação, com a realização de palestras sobre segurança em escolas públicas.

"Só essa semana, 2.400 alunos já assistiram a nossas palestras", informa o coronel.

A secretária de Segurança Pública, Márcia Regina, lembrou o acréscimo de 600 novos policiais no quadro da PM realizado após a formatura dos soldados neste ano. "Estamos preparados para garantir tranquilidade durante esse período de maior circulação de dinheiro e pessoas no Estado", comenta.

A questão do trânsito na capital também é uma prioridade. Atualmente, são 15 acidentes por dia na capital, num acréscimo de 1.500 novos veículos por mês. A operação também foca na tentativa de reduzir o numero de acidentes no período, principalmente com vítimas fatais. As fiscalizações em bares também serão intensificadas, garantiram os gestores.